viagem

Experiências sem álcool ganham espaço na hotelaria de luxo

Do après-ski focado em recuperação ao aperitivo italiano sem álcool, hotéis respondem a mudanças concretas no comportamento dos viajantes

Experiências sem álcool ganham espaço na hotelaria de luxo -  (crédito: Uai Turismo)
Experiências sem álcool ganham espaço na hotelaria de luxo - (crédito: Uai Turismo)
Experiências sem álcool ganham espaço na hotelaria de luxo (Stravinskij Bar, Hotel de Russie, em Roma (Foto: Divulgação))

O álcool tem perdido cada vez mais espaço dentro das prioridades dos viajantes, que estão buscando progressivamente por um modelo de vida em direção ao bem-estar, equilíbrio e longevidade. O movimento da sobriedade, que começou como curiosidade pela Geração Z, hoje influencia turistas das mais diferentes faixas etárias, redefinindo a forma como hotéis pensam nos rituais sociais, lazer e indulgência.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

LEIA TAMBÉM: Formas de acumular e usar milhas que talvez você ainda não saiba

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Dentro da hotelaria de luxo, as experiências sem álcool sem sido cada vez mais adotadas, já que momentos associados ao consumo de bebidas alcoólicas estão sendo ressignificados, onde o álcool era protagonista, agora reina a restauração, a conexão e o prazer consciente. Os hóspedes estão valorizando cada vez mais a recuperação, a clareza mental e a saúde a longo prazo, fazendo com que hotéis respondam com experiências sem álcool bem estruturadas, sofisticadas e socialmente relevantes.

Nos destinos de neve, o tradicional après-ski passa por uma ressignificação estratégica. No hotel The Capra (Saas Fee, Suíça), membro da Preferred Hotels & Resorts, o foco saiu do consumo alcoólico para a recuperação física de alto desempenho. O pacote Peak Health Après-Ski Wellness organiza uma jornada que combina nutrição funcional, terapias hidrotermais e tratamentos de fáscia, desenvolvidos para ajudar esquiadores e aventureiros de inverno a se recuperarem entre os dias na montanha.

Já no cenário da hotelaria urbana, o grupo Rocco Forte Hotels introduziu o conceito Spiritless em suas propriedades italianas, incluindo propriedades como Hotel de Russie e Hotel de La Ville, em Roma, Hotel Savoy, em Florença, e The Carlton, em Milão.. A estratégia não trata as opções não alcoólicas como meros substitutos, mas como um novo segmento da mixologia de luxo. Sob a curadoria de especialistas, os coquetéis zero álcool utilizam ingredientes locais para reforçar a identidade cultural de cada destino, provando que é possível ter uma experiência social elegante e cheia de sabor sem abrir mão da clareza mental.

LEIA TAMBÉM: Um dos países mais ricos do mundo, e um dos menores do planeta! Conhece Luxemburgo?

E os números mostram que essa não é uma moda passageira. Segundo o Expedia Group, a intenção de adotar um estilo de vida alcohol-free entre a Geração Z saltou de 19% em 2024 para 39% em 2025. Para a hotelaria de luxo, essa mudança é um convite para criar experiências mais conscientes, onde o verdadeiro luxo é se sentir bem, aproveitar cada momento da viagem e ter uma conexão real com o destino.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo

  • Google Discover Icon
Uai Turismo
Iolanda Loiola - Uai Turismo
postado em 29/01/2026 14:20
x