
O corpo do cantor e compositor Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira (8/8) aos 66 anos, começou a ser velado neste sábado (9/8), às 18h, na quadra do Império Serrano, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. O velório, segundo a agremiação, segue o formato de gurufim, tradição afro-brasileira que mistura música e bebida para aliviar o luto.
Leia também: Arlindo Cruz é gigante na música pelo conjunto da obra, destaca biógrafo
A cerimônia é aberta ao público até as 10h de domingo (10/8), com um momento reservado para familiares e amigos próximos. O sepultamento está previsto para domingo, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
Leia também: Herança milionária de Arlindo Cruz vai para quatro herdeiros
O que é o gurufim e como será usado no velório de Arlindo Cruz?
O gurufim é uma prática trazida por africanos escravizados ao Brasil. Trata-se de uma cerimônia fúnebre em que música e confraternização são usadas para celebrar a vida e amenizar a dor da perda.
Estado de saúde e morte de Arlindo Cruz
A morte foi confirmada pela esposa, Babi Cruz, no início da tarde de sexta-feira. O cantor estava internado desde abril no hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio, e faleceu por falência múltipla dos órgãos.
Arlindo vinha enfrentando problemas de saúde desde 2017, quando sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico. Desde então, lidava com sequelas, passava por internações e já não se apresentava mais.
Leia também Zeca Pagodinho lamenta morte de Arlindo Cruz: "Vai com Deus, meu compadre"
“Ver meu pai sofrendo era pior”
O filho do sambista, Arlindinho, falou sobre o legado do pai e o sofrimento que acompanhou durante esses oito anos. “Foi um legado de respeito, entrega, amor. Ele me ensinou a amar. Sempre deu o máximo — tudo o que pudesse fazer de melhor, ele faria. Agora ele está descansando. Estava muito difícil para ele.”
Emocionado, Arlindinho contou que a dor de ver o pai debilitado era mais difícil que lidar com a perda. “Ver meu pai sofrendo era muito pior que qualquer coisa. Hoje é um dos dias mais leves. Ver meu pai vivo com dor era algo que me desmontava”, relatou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Prefeitura faz homenagem no Parque Piedade
A Prefeitura do Rio decretou luto oficial de três dias e anunciou que o futuro Parque Piedade levará o nome de Arlindo Cruz. A homenagem foi publicada em edição extra do Diário Oficial.
Com previsão de inauguração até o fim do ano, o Parque Piedade Arlindo Cruz será construído em uma área de cerca de 18 mil m², onde funcionava a Universidade Gama Filho.
O espaço contará com:
- Áreas de lazer
- Centro cultural, esportivo e educacional
- Parque infantil
- Academia e aparelhos de ginástica
- Campo de futebol
- Parcão para pet
A decisão de batizar o parque com o nome de Arlindo Cruz reflete a forte ligação do artista com o subúrbio carioca.