economia

Festival Remoda leva toda a elegância dos brechós a Ceilândia

Tradicional festival Remoda reúne pequenos empreendedores para dar visibilidade à moda circular em Ceilândia

Desfiles da última edição do evento  -  (crédito: Mara Rodrigues)
Desfiles da última edição do evento - (crédito: Mara Rodrigues)

Em um mundo apressado pelo consumo, os brechós relembram que as roupas não são descartáveis como parecem. Entre araras e cabides, histórias são guardadas em roupas que viveram outros dias, outras casas e outros corpos. Ao escolher uma peça de segunda mão, escolhe-se também um gesto de cuidado com o planeta. A Ceilândia recebe, neste sábado (9/8), mais uma edição do Remoda — Feira de Brechós: Festival de Moda Circular —, evento que se consolida como um dos maiores encontros de moda sustentável do Distrito Federal.

Com entrada gratuita, a feira acontece das 11h às 18h, na Praça da Estação do Metrô, na Ceilândia Centro, reunindo mais de 60 expositores, além de oficinas, desfiles e música ao vivo. Criada em 2021 por Rafaela Lacerda, de 22 anos, moradora da região e estudante de design de moda, o Remoda vai além da venda de roupas de segunda mão. É um festival que propõe um novo olhar sobre consumo, estilo e identidade, especialmente a partir da perspectiva periférica.

"Estou muito feliz em fazer parte dessa revolução da moda, especialmente neste momento em que economizar e cuidar do planeta é cada vez mais importante. A moda sustentável é o futuro e nós já estamos nele", afirma. "A gente quer que as pessoas vejam a moda como uma ferramenta de transformação social, e não só como consumo", completa Rafaela. 

A feira oferece ao público uma variedade de roupas, calçados, acessórios e peças autorais, com valores a partir de R$ 5. Além de fomentar a economia criativa local, o evento promove práticas sustentáveis, como o reuso e a customização de peças, com destaque para o workshop ministrado por Jane Alves, produtora cultural especializada em reaproveitamento têxtil.

"Sempre fui apaixonada por moda, mas entendi cedo que a forma como a indústria funciona tem um impacto muito grande no meio ambiente e nas pessoas. Quis criar algo diferente, acessível e responsável. O Remoda nasceu desse desejo", explica Rafaela, que também assina a curadoria do evento e participa de um desfile autoral ao lado da artista Rosangela Moreira Buerger.

A programação conta com discotecagem dos DJs Fellet e Ocimar, e um desfile protagonizado pelos próprios expositores, mostrando as possibilidades criativas que a moda circular oferece.

Vozes da feira

Entre os expositores confirmados, está o designer de moda e radialista Fred Dias, 40, de Vicente Pires, criador do Acervo Curinga Brechó, que participou de mais de 20 edições do evento. Para ele, o Remoda é uma plataforma de democratização da moda.

"Os brechós propõem uma nova forma de consumir moda: mais livre, acessível e diversa. A moda circular traz, além de muito estilo, um ato de consciência. Ao dar uma nova vida às roupas já existentes, reduzimos o impacto ambiental, incentivamos a economia circular e valorizamos a história por trás de cada peça", afirma Fred. "A indústria da moda está entre as que mais poluem o planeta, e os brechós surgem como alternativa ética e sustentável de consumo", completa.

A microempreendedora Adriana Bezerra, 43, do Recanto das Emas, é outra presença marcante na feira. "A importância do projeto vai além da reeducação ambiental. É também uma ferramenta de inclusão social e econômica. Muitos de nós não teriam condições de manter um espaço físico, e o Remoda nos dá essa oportunidade de conexão com o público que busca o diferencial do second hand", destaca.

Com expectativa de receber milhares de visitantes, o evento será realizado em área ampla e arejada. O evento também contará com opções de gastronomia, artesanato e música, promovendo o encontro entre criadores e consumidores em um ambiente diverso.

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

  • Com entrada gratuita, a feira ocorre das 11h às 18h, na Praça da Estação do Metrô, no centro de Ceilândia
    Com entrada gratuita, a feira ocorre das 11h às 18h, na Praça da Estação do Metrô, no centro de Ceilândia Mara Rodrigues
  • Desfiles da última edição do evento
    Desfiles da última edição do evento Mara Rodrigues
  • A moda circular tem tido cada vez mais destaque
    A moda circular tem tido cada vez mais destaque Vinicius Adorno
  • O evento contará com mais de 60 expositores, desfiles e oficinas
    O evento contará com mais de 60 expositores, desfiles e oficinas Divulgação
  • Jovem empreendedora, Rafaela Lacerda, se destaca na cena da moda consciente do DF
    Jovem empreendedora, Rafaela Lacerda, se destaca na cena da moda consciente do DF Andressa Müller

 


postado em 09/08/2025 05:00
x